MOMBAÇA JÁ FOI MUMBAÇA

10 DE JANEIRO 1831 – O Conselheiro Ângelo José da Espectação Mendonça apresenta projeto ao Conselho Geral da Província do Ceará criando a Freguesia de Mombaça, formulando a seguinte justificativa: “Os habitantes da Povoação de Mumbaça, aonde há huma boa Capella, filial a Matriz de Quixeramobim experimentam grande falta de pasto Espiritual por ficarem na distancia de 20 legoas, sem que tenham outro recurso, porque a Matris de Arneiroz para onde podião recorrer, fica muito mais longe de sorte que q.do não axão hum Capelão, não recebem Administração alguma, e apenas se desobrigão de anno em anno,q.do não passa de anno”.
Em decorrência do projeto, em 06 de setembro de 1832 é expedido Decreto criando a Freguesia de Nossa Senhora da Glória de Mombaça, na Vila de Maria Pereira, desmembrada da Freguesia de Santo Antônio de Quixeramobim. Assinale-se que o topônimo Mombaça, para denominar o município, foi adotado somente em 30 de Dezembro de 1943. Por Decreto de 9 de Julho de 1892 a Vila passou a denominar-se Benjamin Constant, mas voltou a ser Maria Pereira pela Lei no 1.114, de 21 de Setembro de 1918. Ressalte-se, todavia, que o Decreto de criação da Freguesia agregou o nome Mombaça ao orago, numa evocação ao antigo nome que impôs à região um morador português que andara em terras africanas e encontrara grande semelhança entre as duas regiões, conforme diz Luís Sucupira em artigo intitulado O Pe. Pedro Leão Paes de Andrade, publicado na Revista do Instituto do Ceará, t. LXXXVIII (1974), pp. 105/111.
Segundo Augusto Tavares de Sá e Benevides, instalada a Freguesia, o primeiro Vigário nomeado, em dezembro de 1832, foi o Padre José Galdino Teixeira, sobrinho de João André Teixeira Mendes, vulgo Canela Preta, que tomou posse no fim do mês de janeiro de 1833, mas pouco permaneceu na Paróquia, viajando constantemente para o Icó, sua terra natal, e para outros lugares da Província, descuidando-se inteiramente dos seus deveres. Jamais iniciou a escrita paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário