AS FREGUESIAS NO ANO DE 1845 (I)

09 DE DEZEMBRO DE 1845 – O Visitador, Vigário Antônio Pinto de Mendonça, envia ofício ao Presidente da Província Ignácio Correia de Vasconcelos, dando conta da Visita que fez e encaminha a relação das Freguesias, acompanhada de REFLEXÕES subscritas pelo Secretário da VisIta, Padre Antônio Alves de Carvalho: “Satisfazendo o dever, que V. Exa me impoz em seo officio de 4 do corrente, que recebi a 6 do mesmo, ao qual acompanhou por copia o Aviso da Secretaria d´Estado dos Negócios da Justiça de 21 de Outubro ultimo; remeto a V.Exa a rellação inclusa das Freguezias desta Província, organizada por Comarcas com declaração dos Oragos, Cidades, Villas e lugares a que pertencem, e com huas reflexões, q. me parecerão indispensáveis. Creio que satisfis o que V. Exa me determina com aquella exactidão compatível com a brevidade do tempo, e dentro dos limites, q. prescreve o citado Aviso. Deos Guarde a V. Exa. Cidade da Fortaleza em Visita 9 de Dezembro de 1845”.

Rellação das Freguezias desta Província por Commarcas, e com declaração dos Oragos, Cidades, Villas e Povoaçoens a que pertencem, todas sujeitas ao Bispado de Pernambuco

Commarca da Capital
Freguezias de que se compõe

Freguezia de São José de Ribamar da Cidade da Fortaleza, Capital da Província, a de Nossa Senhora da Conceição da Povoação de Mecejana, a de São José da Villa do Aquiraz, e a de Nossa Senhora da Conceição da Villa de Cascavel.
Commarca do Aracati
Freguezias de que se compõe

A de Nossa Senhora do Rozario da Cidade do Aracati, e a da mesma invocação da Villa de São Bernardo das Russas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário