O BARÃO EMPRESTA DINHEIRO PARA CONSTRUIR MOSTEIRO

Escriptura de empréstimo de dinheiro a premio em conta corrente entre o Barão de Studart, como credor, e D. Geraldo van Caloen, Abbade perpetuo de São Bento de Olinda, como devedor.
Saibam quantos esta virem, que sendo no Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil novecentos, aos trez dias do mez de Julho, nesta cidade da Fortaleza, capital do Estado do Ceará, em meu escriptorio compareceram perante mim tabellião e as duas testemunhas abaixo assignadas, por me ser destribuida esta escriptura, como outorgantes e reciprocamente outorgados, de uma parte o Barão de Studart, morador nesta mesma cidade, e proprietário; e de outra Dom Geraldo van Caloen, Abbade perpetuo de São Bento de Olinda, e Vigário Geral da Ordem Benedictina no Brasil, ambos reconhecidos em suas identidades de mim tabellião, do que dou fé. E por elle Dom Geraldo van Caloen, me foi dito perante as mesmas testemunhas que tendo o mencionado Barão de Studart lhe aberto um credito em conta corrente para emprestar-lhe dinheiro a premio e conforme for precisando elle Dom Geraldo, para a construção de um mosteiro de sua Ordem na freguesia de Jesus, Maria, José do Quixadá, neste mesmo Estado, isto por espaço de um anno, e mediante documentos do próprio punho d´elle devedor, ou de seu procurador legitimamente constituído, obriga-se elle devedor a pagar na mesma espécie recebida as quantias que lhe forem emprestadas e dentro do praso estabelecido, com os juros na rasão de um por cento ao mez sobre cada um desses documentos, com a obrigação também de receber o credor Barão de Studart, e com os mesmos juros qualquer quantia que lhe for dada por conta. E por estarem ambos assim justos e convencionados, me pediram elles lavrasse este instrumento, o qual fiz deixando de pagar o sello proporcional por ter de ser este pago nos documentos acima referidos. E lhes sendo por mim lido e achado conforme a acceitaram, outorgaram e assignaram com as testemunhas presentes Francisco de Salles Torres, e Washington Pereira de Alencar, moradores nesta mesma cidade. Eu, Luiz Xavier da Silva Castro Escrevente Juramentado, o escrevi. E eu Joaquim Feijó de Mello tabellião o Subscrevi.
+ D. Geraldo can Caloen, OSB. Abd. de Olinda, Vig. Geral
Barão de Studart
Francisco de Salles Torres Washington Pereira de Alencar

(Copiado por Geová Lemos Cavalcante do Livro 23 – 1900, Fls. 75, do Cartório Feijó e Ponte, de Fortaleza-Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário