VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Em 10 de Setembro de 1883, o Chefe de Policia Benjamin Franklin d’Oliveira e Mello apresenta ao Presidente da Província, Comendador Satyro de Oliveira Dias, o Relatório das atividades, destacando-se os seguintes fatos:
A CABAÇA QUE CAIU
“No lugar Lage, termo de Canindé, no dia 19 de Outubro do anno passado, Francisco Luiz da Silva, em viagem com sua mulher, Antonia Maria da Conceição, matou-a instantaneamente com uma cacetada, pelo motivo de ter ella deixado cahir e quebrar-se uma cabaça com água. O delinqüente foi preso”.
CANIVETE DE MOLAS
“Na Villa de Maria Pereira, no dia 4 de Junho deste anno, Avelino Alves da Silva Liberato, dirigindo-se a caza de sua sogra, fez nesta algumas offensas phisicas leves e ferio gravemente com um canivete de mola a uma cunhada. Tendo sido o réo preso pelo inspector do quarteirão, foi posto em liberdade por hábeas-corpus.”
SOGRO MATA GENRO
“No lugar Desengano, termo de Palma, no dia 20 de Maio ultimo, Raymundo Francisco de Salles, estando a dormir em sua caza ao lado da mulher, foi assaltado pelo proprio sogro, Pedro José Prestimoso, e dous cunhados, que o assassinaram a bordoadas, pondo-se em fuga os criminosos”.
SOLTA PÁSSAROS E É MORTO
“Na serra das Mattas, termo de Missão Velha, no dia 30 de Julho ultimo, João Ignácio matou a seu irmão Henrique Ignácio, por ter este soltado alguns pássaros de uma armadilha d’aquelle. O réo não foi preso ainda”.
( Extraído do Fundo : Secretaria de Policia da Província do Ceará
Relatório – Cx 37 – Arquivo Público do Ceará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário